Aprenda a restaurar o cabelo seriamente danificado

O cabeleireiro Ricardo dos Anjos ensina a identificar danos e cuidar dos fios.

Aprenda a recuperar o cabelo seriamente danificado

Em um dia comum, o cabelo enfrente uma série de fatores que são prejudiciais a ele como poluição, sol e calor. E muitas brasileiras ainda usam diariamente secador, chapinha e babyliss para terminar o penteado, o que danifica ainda mais os fios.

Ricardo dos Anjos, dono no salão House Of Beauty e apresentador do programa SOS Salvem o Salão dá dicas para identificar o cabelo danificado e ensina a cuidar deles.

O cabeleireiro também é consultor do Boticário, marca que acaba de lançar a linha Match SOS Reconstrução, composta de shampoo, condicionador, máscara de tratamento, spray de proteína e óleo reconstrutor, que promete restaurar os fios severamente danificados em 15 dias.

Como reconhecer um cabelo severamente danificado?

São os fios elásticos, frágeis, quebradiços, com pontas duplas e alto nível de porosidade e podem acontecer até, em alguns casos, ao corte químico. Cabelos com química (coloração, descoloração e alisamentos) e que sofrem intervenções mecânicas (utilização de secador, chapinhas e babyliss principalmente) podem ser severamente danificados e

Qual é a diferença entre hidratação e reconstrução do fio?

Aprenda a recuperar o cabelo seriamente danificado

A essencial função da hidratação é a reposição de umidade e nutrientes nos fios, garantindo maciez, maleabilidade, alinhamento e suavidade para os cabelos. Efeitos como ressecamento, pontas duplas e falta de brilho são os que mais demandam hidratação.

Já a reconstrução é a reposição do volume dos fios: matérias como proteínas e aminoácidos são o que garantem a densidade aos fios, dando força e saúde. E são os cabelos elásticos, com alto nível de porosidade e quebra, que mais necessitam de reconstrução.


Aprenda a recuperar o cabelo seriamente danificado

O que é corte químico?

Quem já passou por esse pesadelo, sabe o quão importante é tratar os fios para que eles nuncam cheguem ao ponto de se partirem sozinhos. O corte químico se dá quando abusamos da química ou dos procedimentos mecânicos (secador ou babyliss) e exigimos intensamente do cabelo. O exagero de procedimentos químicos como descoloração e alisamento com hidróxido de sódio podem sofrer quebra geral e agressiva e, quando isto acontece, chamamos de corte químico.


Porque é preciso usar a máscara e o condicionador e não só a máscara?

A máscara tem uma grande carga de ativos e tem alto autoridade de hidratação. Seu foco central é entregar o tratamento dentro do fio (córtex). O condicionador entrega tratamento diário, com fórmula menos concentrada, porém é indispensável pois seu principal trabalho é selar as cutículas garantindo que os ativos entregues pela máscara permaneçam dentro dos fios.


Aprenda a recuperar o cabelo seriamente danificado

Como os aminoácidos e proteínas reparam os cabelos severamente danificados?


Enquanto as partes danificadas do fio possuem carga negativa, os aminoácidos possuem carga positiva, e por isso são atraídos direto para as “lacunas” do fio. Por serem moléculas muito pequenas, os aminoácidos têm a tendência de permear o interior da fibra capilar tratando de dentro para fora. Já a proteína, por ser uma molécula maior, se deposita no exterior da fibra capilar tratando as regiões externas e danificadas do fio.

A combinação destes 2 ativos garante o tratamento do fio de forma direcionada e inteligente, repondo volume e densidade da fibra para fios recuperados, forte e resistentes novamente.